BUSCA E SALVAMENTO

BACG celebra Dia da Aviação de Busca e Salvamento

Solenidade também contou com a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e Menção de Destaque Operacional
Publicada em: 29/06/2023 11:57
Imprimir
Fonte: BACG, por Tenente Padoan
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Campo Grande (BACG) realizou na segunda-feira (26/06), uma cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Busca e Salvamento. O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini e contou com a presença do Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida e do Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, entre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, a tropa foi formada pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, (PARASAR); pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) - Esquadrão Pelicano; e por Esquadrões representantes da Aviação de Busca e Salvamento. Foi cantado, ainda, por todos os presentes, o “Hino SAR” e realizada a entrega do Título Menção “Destaque Operacional" do COMPREP e a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura.

Durante a cerimônia, o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida enfatizou a importância de renovar o compromisso com a excelência, segurança e eficácia nas missões. Incentivou a busca por habilidades aprimoradas, compartilhamento de conhecimento e colaboração com parceiros para estar sempre pronto para responder a chamados de socorro. Também ressaltou que a data é uma oportunidade para celebrar conquistas e reafirmar o compromisso com o serviço ao próximo, enfrentando qualquer desafio com determinação.

"Ao longo desses 56 anos de história, que transcorreram após aquele glorioso dia, nossos desafios permanecem. Estamos prontos para cumprir qualquer missão de busca e salvamento, disponibilizando um serviço de excelência, com pronta-resposta 24 horas por dia, capaz de atuar em qualquer ponto da área de responsabilidade ou, se necessário, fora dela, durante todos os dias do ano", disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida.

Destaque Operacional

Durante a cerimônia, houve agraciados com a Menção Destaque Operacional, criada para valorizar o desempenho operacional dos tripulantes das equipagens da Força Aérea Brasileira (FAB). A referida distinção pode ser atribuída nos níveis: Prata, Ouro e Platina, através da avaliação de diversos critérios, sobretudo com a valorização da permanência na área operacional, em missões reais, de combate ou de instrução.

Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura

Na ocasião, por meio da Portaria GABAER nº 186/SCGC, de 6 de fevereiro de 2023, o Comandante da Aeronáutica concedeu a medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” ao Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patricio Beserra Garioli, atual Comandante do 2º/10º GAV.

A Medalha Mérito Operacional foi instituída pelo Decreto nº 7.085, de 29 de janeiro de 2010, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do Brigadeiro Nero Moura.

Com o enfoque de enaltecer a figura sem par do líder e do comandante operacional, é uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea, pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da FAB.

Fotos: Cabo Azuaga / BACG